sábado, 22 de agosto de 2009

Motivação

A motivação no EaD é um dos desafios que os tutores e alunos deverão enfrentar em sua caminhada, entende-se que a motivação é algo que se manifesta variavelmente por cada indivíduo, é evidente que detectar características motivacionais de cada aluno não é simples, o aluno visando sua dificuldade inicial ao entrar em contato com os recursos tecnológicos, pode-se adquirir um grande motivação para superar o primeiro desafio, incentivos da parte tutorial são fundamentais no início do curso além da necessidade de fazer com que o aluno vise em seus estudos uma oportunidade melhor para o futuro, melhoria na qualidade de vida, conciliação de estudo, trabalho e família, assim o aluno absorvendo estas vantagens, estará dedicando constantemente em seus estudos.

A atuação de toda parte tutorial é fundamental, conquistar o aluno em cada etapa do estudo, desde aquela motivação inicial onde tudo é novidade, tendo o despertar da curiosidade mais simples e presente, tratar da ansiedade dos alunos por alguma dúvida expressa por mensagem é necessário que haja um rápido feedback dos tutores a distância e/ou especialistas para que não tenhamos alunos perdendo bons raciocínios por uma longa espera, porém, em todo caso a ansiedade não limita-se apenas em suas dúvidas representadas em mensagens, expande-se pela a espera dos resultados de exercícios, postagens dos fóruns, avaliações e atividades em geral.

Questiona-se que o estudo do EaD é uma metodologia em que o aluno constantemente está sozinho, nestas circunstâncias isto pode ser um fator determinante pela desistência do aluno, atualmente nota-se que há acompanhamento integral no ambiente, interação entre alunos, dinâmica no ensino, mesmo com estas características que auxiliam no desenvolvimento e na motivação do aluno EaD, há muitos casos em que o aluno necessita de sua própria motivação pessoal para permanecer no curso.

Fato que deve ser considerado são os longos textos durante o curso, dando a entender que o curso se tornou monótono, inserir recursos tecnológicos em determinados pontos da disciplina com intuito de amenizar intensas leituras, acabam sendo ferramentas alternativas e motivadoras pela dinâmica na disciplina, como exemplo cito utilização similar das histórias em quadrinhos demonstrando de forma simples o que na teoria a disciplina objetiva-se apresentar, utilização de multimídias, vídeos, animações em flashes, avaliações interativas podem apontar como incentivos ao aluno.

Uma das dificuldades que podem desmotivar o aluno está diretamente ligada ao aspecto profissional, sendo que isto faz com que o aluno se preocupe precariamente a pensar como estar ingressando no ramo profissional, ao fim do curso o aluno perceber que não houve o retorno do investimento acaba sendo desmotivador, em se tratando de pequenos centros urbanos a dificuldade ainda é maior onde as vagas de estagiários são remotas por falta de empresas atuantes da área afim.

Observando o alto índice de desistência do aluno por fatores não estimulantes, percebe-se que a dinâmica no curso é importantíssima, todo o acompanhamento pedagógico deve ser atuante, identificar pontos no curso onde o aluno se sente desmotivado é a garantia de sua permanência.

A motivação do Ensino a Distância é despertada por uma série de fatores não hierárquicos, que vão desde a motivação pessoal do aluno até a maneira de como o material didático se encontra postado na plataforma, é necessário um ensino dinâmico e inovador que vem sendo demonstrado por equipes pedagógicas que oferecem ao aluno condições necessárias para produzirem o máximo de si, além de estarem constantemente inovando e reciclando suas práticas pedagógicas de ensino, tutores especialistas e a distância que devem preparar conteúdos didáticos balanceados entre textos teóricos, atividades e conteúdos interativos, tutores presenciais que devem ser profissionais éticos, competentes, disciplinadores, pois este acaba sendo um dos responsáveis da formação do aluno, isto agregado à estrutura do pólo que deve oferecer instalações físicas de qualidade, assim com a junção destas características, os alunos serão futuros propagadores do sucesso da metodologia EaD, além de permanecerem satisfeitos, realizados e motivados para alcançarem seus objetivos.

Um comentário:

  1. Caro Rodrigo, suas considerações foram muito interessantes. Sua iniciativa na criação do blog esta de parabens. Sou professor de matematica (no municipio de fortaleza) e tutor a distancia da Universidade Federal do Ceara. Vejo a motivação como um elemento essencial na EAD.

    ResponderExcluir