quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Colaborando para o ensino

Ser tutor não é uma tarefa simples, ainda mais na modalidade EaD, onde não há um acompanhamento direto do professor com o aluno num mesmo ambiente físico, neste sentido a presença deste tutor qualificado além de quebrar o paradigma do ensino tradicional estará desempenhando papel fundamental no ensino deste aluno, compete ao tutor colaborar de forma efetiva para o ensino do aluno.

Dentre as principais qualidades e competências de um tutor para estar apto em contribuir com o ensino do aluno cito que o mesmo deverá conhecer em si, a metodologia EaD, as práticas pedagógicas aplicadas pelo corpo docente em que está atuando, estar disposto a aceitar novas idéias e desafios do ensino a distância, interagir e motivar os alunos, entre outros.

Observe que pequenas ações podem contribuir com a aprendizagem dos alunos, um exemplo a ser seguido é fazer com que o aluno tenha prazer em ir ao pólo presencial e estudarem em grupos, neste caso o tutor realiza o trabalho motivacional com os alunos, fruto deste trabalho os alunos estarão compartilhando seus conhecimentos e assim enriquecendo seus estudos.

Assim, o tutor mesclando suas qualificações técnicas com sua afetividade, será um grande pilar na aprendizagem dos alunos.

Um comentário:

  1. Parabéns, Rodrigo
    Contribuir para o ensino é bem mais que "ensinar" algo a alguém.É ter competência para utilizar os recursos tecnológicos aliado ao dom natural que faz a diferença entre educadores,de educar, interagir, compartilhar conhecimentos e sobre tudo, manter a humildade, reconhecendo sempre que é um aprendiz. E essas características fazem de você uma grande pessoa, excelente educador e excelente amigo.
    Um abraço
    (Gerson de Carvalho Nascimento)

    ResponderExcluir