quarta-feira, 10 de março de 2010

Tecnologia

Ao longo da história notamos como a metodologia EaD foi inovadora, vimos que os materiais didáticos eram enviados por meios de cartas, telegramas, fitas cassete, fax, telefone, etc., nos tempos atuais temos destacado a velocidade do acesso as informações, que vão desde o simples envio de e-mails até as bibliotecas eletrônicas.


Assim, voltamos no tempo e recordamos do ensino por correspondências, nesta época o material didático era bem simples, o recebimento do material e a comunicação com o professor era muito demorado, na década de 60 começaram a ser introduzidas multimídias no processo ensino/aprendizagem, na década de 80 surgiram à integração das telecomunicações e da informática como tecnologias educativas e em tempos atuais temos o ensino pela internet, onde a lentidão do feedback foram quase extintas.


A tecnologia proporciona ao tutor um campo extenso para aplicar e contribuir no ensino dos alunos, porém, este deve dominar os recursos tecnológicos. O tutor deve utilizar os recursos tecnológicos durante o curso de acordo com a disciplina aplicada, a utilização das ferramentas síncronas e assíncronas são ferramentas importantes para os tutores.


Entende-se que a comunicação síncrona são ferramentas que possibilitam que as pessoas comuniquem-se em tempo real, ou seja, o tutor pode promover utilização de um chat com o horário definido para ser iniciado, pois o conteúdo do chat não fica registrado para uma posterior leitura, diferente da comunicação assíncrona onde o receptor recebe a informação num tempo posterior. A maneira tradicional de comunicação assíncrona na internet é o uso do correio eletrônico, onde o emissor envia mensagem e esta fica num computador (provedor, quando o receptor se conecta ele acessa o seu endereço eletrônico e recebe mensagens).


“... em função da gama de ferramentas disponíveis nos softwares, os alunos além de ficarem mais motivados, tornam-se mais criativos. Os alunos se auto-ajudam. Os ambientes tornam-se mais dinâmicos e ativos. Os alunos se sobressaem pelo uso da tecnologia costumam ajudar àqueles que estão em dificuldades”. (TAJRA, 2000).


O tutor também pode promover e incentivar a utilização dos fóruns, estes armazenam as mensagens, os participantes que acessam um tópico pela primeira vez podem acompanhar mais facilmente a discussão assim evitando redundâncias e torna mais eficientes as retomadas ao tema, tornando uma discussão com pausas, como se fosse ininterrupta, os fóruns possuem finalidades de promover debates, textos colaborativos, dinâmicas entre outros.


Com o avanço tecnológico foi possível através da internet, realizar reuniões ou encontros virtuais com a possibilidade de compartilhamento de voz, vídeo, textos e arquivos via web, esta ferramenta chamada webconferências deve ser aliada ao tutor, pois este deve utilizar a ferramenta para auxilio aos alunos em suas dúvidas, temos ainda a vantagem, que o aluno e o professor não precisam estar em um mesmo ambiente físico para realizarem a webconferência, recurso muito importante aos cursos à distância.


Com os recursos tecnológicos e suas diversas ferramentas, cabe ao tutor devidamente capacitado, optar por suas ferramentas tecnológicas e contribuir para o melhor desempenho e aprendizado do aluno, nesta gama de recursos tecnológicos, ainda sim é importante dizer que lado humanístico é insubstituível no processo ensino/aprendizado, assim para que tenhamos alunos motivados, realizados, capacitados é necessário que haja uma mescla e equilíbrio nas formas do ensino, das quais o tutor deve manuseá-las para o sucesso de todo um curso.


“... o papel do educador não é criar o conhecimento, mas sim levar seu aluno pela mão pelo caminho do saber, indicando a ele onde deve parar e como cavar para encontrar o tesouro que irá ajudá-lo em seu desenvolvimento intelectual”. Assim o educando é o protagonista e o educador é um facilitador. (BRITO, 1998).

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